quarta-feira, 13 de junho de 2012

Proseando sobre... Albert Nobbs


Acreditem, há quem diga que atuações não importam muito, que o que vale é a historinha. É uma afirmação para se ignorar. “Albert Nobbs” é uma prova substancial do quanto uma boa encenação faz diferença, o quanto a direção de elenco é importante. Como seria acompanhar uma narrativa sem a atuação? O cinema tem a possibilidade de agregar várias artes de uma maneira a qual nenhuma outra é capaz. Sendo a arte do movimento, o cinema explana valores e sentidos através de quem ou do quê está em cena: nessa obra de grandes interpretações, a veterana atriz Glenn Close se reinventa com saliência e dicção soberba. Neste caso, a narrativa fica em segundo plano ao acompanharmos a sutileza de sua protagonista encarnando um homem.

Em cena uma mentira para a vida, algo que com o tempo tornou-se tão enraizado atingindo no envelhecimento uma perspectiva restrita, o futuro, ao menos o que resta dele. Para aproveitá-lo, as custosas economias de anos abrem algumas possibilidades. E no contexto da trama, para realizar alguns sonhos, a presença de alguém ao lado parece ser importante, e como é interessante notar o desejo pelo outro sem vínculos afetivos, beijos ou afagos, há outro fundamento por trás da cobiça. Assim vive Albert Nobbs (Close), um competente mordomo de hotel, solitário, insensível, sem paixão, dormindo num quarto escuro juntando alguns trocados em baixo de uma madeira destacada no piso. Ali deposita seu futuro, simbolicamente o enterra. 

Passado na Irlanda do Século XIX, o filme é baseado numa história de George Moore e mistura farsa com realidade. A idéia se estrutura na composição de um personagem, Nobss, vivenciado por uma mulher. Ela simplesmente se transforma no mordomo por décadas. O seu passado fica pra trás, sua escolha toma a dianteira pela condição da mulher em comparação ao homem naquela sociedade predominantemente machista. Os valores se sucumbem, tudo muda quando é obrigado a dividir por uma noite o quarto com o Sr. Page que descobre seu íntimo segredo. Tudo ocorre em meio a tantos e bons personagens com caras conhecidas, entre elas está Jonathan Rhys Meyers, estranhamente sem função na narrativa senão enfeitá-la em brevíssimos momentos. Já Aaron Johnson e Mia Wasikowska se destacam como um casal com outros sonhos inatingíveis e subjugados a miséria.
 
Extasiado pela performance de Glenn Close, me pergunto se seu diretor, o colombiano Rodrigo García, não buscou ir além na proposta do filme pelo deslumbramento de seu elenco. Sendo uma história de faces e farsas, essas se corroboram exatamente com o papel do cinema, e assim feito, a obra se estabelece com eficiência como um saudoso exemplar mimetista. É pouco sim no que diz respeito ao universo recriado, bem trabalhado pela direção artística modelando a civilização de Dublin em 1898. Nesse meio com a mulher considerada inferior, meios de saída para elas inflamam enquanto os homens bebem e gozam de sua mítica superioridade. 

Seria injusto também não mencionar Janet McTeer que igualmente Close atua com ímpeto, assumindo um papel com importância vital para as conclusões. E se você não assistiu o filme e queira vê-lo, recomendo que não leia o trecho a seguir: os sonhos padecem junto ao tempo, é saber lidar com o que resta, com o que fica, seja lá o valor que tenha. Cada um atribui diferentemente. Ao final, sobre a cama, resquícios de uma vida não vivida, lembranças que não serão lembradas por ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário