sábado, 23 de fevereiro de 2013

Proseando sobre... Cirque du Soleil: Outros Mundos


Igualmente a concertos musicais exibidos no cinema atualmente em 3D, esse “Cirque du Soleil: Outros Mundos” segue o mesmo rumo, mostrando a arte circense de um dos circos mais impressionantes do mundo. Tentando fazê-lo funcionar como uma narrativa romântica, o roteirista e diretor Andrew Adamson investe num casal que se conhece por acaso durante uma apresentação. A garota, Mia (Erica Linz), observa um trapezista (Igor Zaripov) atuar num perigoso número. Antes de chegar a apresentação, a jovem encontra um sujeito pela frente que lhe aponta um destino. Logo adentraremos num plano de ordem onírica junto ao casal e testemunharemos os encantos fantásticos do Cirque du Soleil com seus números primorosos, ousados e belíssimos. 

O filme visa o entretenimento de encanto, fortalecido pela beleza das cores e dos atos, com humanos fazendo coisas fisicamente surpreendentes, empolgando o público que assiste estupefato a harmonia das apresentações. Tudo é muito belo, plasticamente chamativo e atraente pela novidade instigante, conciliada ainda com a boa tridimensionalidade trabalhada, que nos coloca no meio dos saltos, mergulhos e danças, como se estivéssemos participando de todo o espetáculo e seu aparato visual arrebatador. Todavia, a lógica narrativa é estranha. Tudo parece fazer parte de um sonho, desenvolvendo-se ilusoriamente, dispondo de uma sensação onírica extasiante.
   
Uma ópera circense, por assim dizer, é o que o espectador assistirá. Talvez o filme também se encarregue de ser uma peça publicitária bem montada, já que é quase inevitável não querer ir ao Cirque du Soleil e presenciar coisas semelhantes pessoalmente. Aos amantes de circo e da arte, a produção é imperdível. Há uma sequência ininterrupta de apresentações que se ligam enquanto o casal perdido não se encontra. Na magnitude desse espetáculo, o amor procura um caminho, alcança-o na arte. Belo filme de magia, ainda que pequeno enquanto cinema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário